sexta-feira 22 de novembro de 2024
Presidente da República, Jair Bolsonaro e a Primeira-Dama Michelle Bolsonaro, durante cerimônia de Comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado. Foto: Carolina Antunes/PR
Home / BRASIL / Pátria Voluntária passa a ser coordenado pela Casa Civil da Presidência da República
terça-feira 31 de dezembro de 2019 às 16:07h

Pátria Voluntária passa a ser coordenado pela Casa Civil da Presidência da República

BRASIL, POLÍTICA


Por meio do Decreto publicado no DOU desta última segunda-feira (30), o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) transferiu a coordenação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado e a vinculação do Conselho do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado para a Casa Civil da Presidência da República.

Lançado em julho, com o decreto 9.906/2019, o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado – Pátria Voluntária incentiva a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas para a população mais vulnerável. A ação é conduzida por um Conselho, presidido pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, composto por 24 integrantes do governo e da sociedade civil.

O Pátria Voluntária incentiva a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo. Além disso, estimula o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um País mais justo e mais solidário.

“Não é substituir o Estado, mas somar forças para melhorar a qualidade de vida da população mais vulnerável, criando uma rede de suporte e doação baseada em empatia e inclusão”, acredita Michelle Bolsonaro. Para a presidente do conselho, o Pátria Voluntária permite a todos os brasileiros serem a mudança que queremos para a nossa sociedade.

Para dar mais força à prática do voluntariado, o decreto 9.906/2019 também prevê o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado e o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado.

Objetivos do programa

Promover, valorizar e reconhecer o voluntariado no Brasil está entre os objetivos do programa. Além disso, o Pátria Voluntária também prioriza o fortalecimento das organizações da sociedade civil e a participação ativa da sociedade na implementação de ações transformadoras da sociedade.

Quer ser um voluntário?

Para ser um voluntário não é necessário estar vinculado a nenhuma organização. O princípio de toda a ação é querer ajudar e, a partir daí, buscar formas efetivas para fazer sua parte. É muito fácil encontrar novas causas aqui na página do programa. Os interessados podem saber mais sobre projetos e ações, encontrando as instituições responsáveis pelas diferentes causas. As redes sociais do Pátria voluntária também ajudarão na divulgação de projetos e causa. Acesse a página oficial do Programa Pátria Voluntária.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!