terça-feira 7 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Partido Novo libera uso de dinheiro do fundo partidário
quarta-feira 1 de março de 2023 às 07:03h

Partido Novo libera uso de dinheiro do fundo partidário

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O Partido Novo aprovou, na noite desta última terça-feira (28), o uso de rendimentos do fundo partidário, que gira em torno de R$ 1 milhão por mês.

A decisão foi tomada em meio a críticas de parlamentares filiados à legenda, como os deputados Marcel van Hattem (RS) e Gilson Marques (SC).

A recusa em usar os recursos do chamado fundão era repetida por candidatos e eleitores do Novo como um mantra desde que o partido despontou no cenário político em 2018.

Outro entusiasta da renúncia à utilização dos recursos pelo partido, João Amoêdo, fundador da sigla, já vem criticando a decisão da legenda de rever a medida, que é considerada um de seus pilares. Embora tenha se desfiliado no ano passado, Amoêdo segue como referência para eleitores que apoiaram a candidatura dele a presidente em 2018.

Já Felipe D’Avila, candidato à Presidência em 2022, disse à coluna Painel S.A., da Folha de S.Paulo, que considera positivo repensar o assunto. “Sou a favor de abrir a discussão sobre o uso de um recurso que o partido não pode devolver para os cofres públicos. Pode ser uma oportunidade para usá-lo com transparência e critérios claros que ajudem o partido a se fortalecer”, afirma. No ano passado, D’Avila dizia que o Novo era o único partido que não usava o fundo, postura exaltada como vantagem diante da concorrência na época.

Segundo o Novo, a mudança é fundamental para “a democracia interna, a competitividade e a expansão da sigla no atual contexto da política brasileira”.

“Com 85% dos votos favoráveis em questões até pouco tempo sensíveis, como o uso dos rendimentos do Fundo Partidário, ficou bastante claro que o partido amadureceu para um novo momento, e terá, de agora em diante, muito mais capilaridade e competitividade frente aos nossos concorrentes”, afirmou Eduardo Ribeiro, presidente da sigla, em nota.

Veja também

Justiça Eleitoral suspende propaganda eleitoral do MDB com Geraldo Jr.

Segundo Fernando Duarte, do portal Bahia Notícias, o desembargador Danilo Costa Luiz suspendeu a veiculação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas