quinta-feira 30 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Parque eólico público em alto-mar é inaugurado e irá gerar energia para milhares de residências
segunda-feira 1 de abril de 2024 às 17:57h

Parque eólico público em alto-mar é inaugurado e irá gerar energia para milhares de residências

NOTÍCIAS


Um parque eólico offshore público. Para muitos, isso pode parecer um plano futurístico, mas é isso mesmo que você está lendo. A novidade, inclusive, já foi inaugurada.

Atualmente, a geração de energia a partir de parques eólicos tem ficado popular no Brasil, sobretudo na região do Nordeste. Todavia, a novidade apresentada nesta matéria não está em solo brasileiro e sim norte-americano.

Isso acontece porque o primeiro parque eólico offshore em escala comercial foi inaugurado nos Estados Unidos. Conforme as informações, esse projeto, que foi intitulado como South Fork, teve início em janeiro de 2022, no estado de Nova York. Agora, pronto, a novidade poderá abastecer até 70 mil residências.

Ainda segundo as informações, que foram publicadas pela mídia norte-americana, a construção do parque eólico offshore público foi feita por uma empresa dinamarquesa chamada Ørsted juntamente com a concessionária norte-americana Eversource.

Detalhes sobre o parque público

O South Fork Wind tem, ao todo, 12 turbinas. Esses equipamentos vão até o alto-mar e contam com a capacidade de gerar 132 megawatts de energia limpa. Segundo o site oficial do parque eólico, duas penínsulas: Long Island e Rockaways, localizadas em Nova York, já estão sendo abastecidas.

No entanto, a capacidade máxima de geração ainda não foi alcançada. De todo modo, o projeto tem causado empolgação, visto que o programado era que a iniciativa pudesse gerar vezes menos energia do que vem gerando atualmente.

Até o final de janeiro, o South Wind havia atingido a marca de 50% de instalação. Isso, com seis das 12 turbinas prontas para uso. Conforme o publicado, essa energia advinda do parque eólico será diretamente ligada à rede elétrica em East Hampton, que é um bairro localizado em Nova York, por meio de uma única linha de transmissão instalada.

Mais energia eólica nos EUA

A produção de energia eólica nos Estados Unidos tem registrado um grande salto nos últimos anos e promete crescer ainda mais no futuro. Prova disso é que, recentemente, o governo do presidente americano Joe Biden aprovou cinco projetos de energia eólica offshore.

Dentre esses projetos está o Revolution Wind, que seria capaz de abastecer 350 mil pessoas. Essas aprovações vão ao encontro da meta dos Estados Unidos, que planejam, até 2030, ter capacidade para abastecer 10 milhões de pessoas com este tipo de energia.

Com esses projetos aprovados pelo governo, o país chegaria ao número de dois 2 milhões, ou seja, a expectativa é que novos programas para parques eólicos offshore surjam com o intuito de cumprir as metas norte-americanas.

Veja também

Decisão de André Mendonça sobre ‘saidinhas’ pavimenta revés ao Congresso no STF

A decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu que a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas