terça-feira 23 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NEGÓCIOS / Parque eólico na Bahia da Pan American Energy recebe primeiros aerogeradores
sexta-feira 25 de agosto de 2023 às 08:15h

Parque eólico na Bahia da Pan American Energy recebe primeiros aerogeradores

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


A Pan American Energy (PAE), companhia global de energia com operação na América Latina, recebe seus primeiros componentes das 94 turbinas eólicas de 4,5MW de potência fabricados pela Vestas, empresa global da indústria energética em soluções de energia sustentável e renovável. A chegada dos equipamentos é um importante passo para colocar em execução o seu primeiro complexo eólico no Brasil, previsto para o início de 2024.

Na Bahia, o Complexo Novo Horizonte da Pan American Energy tem uma superfície de 2.700 hectares e contará com uma capacidade instalada de 423 MW. A energia gerada será suficiente para abastecer cerca de 1 milhão de residências brasileiras. Os componentes, produzidos na fábrica da Vestas no Ceará, Brasil, são transportados por mais de 1.800 quilômetros até chegar ao complexo.

“A PAE participa ativamente da transição energética na região por meio de suas operações em energia renovável. Temos uma presença muito forte na Argentina e avançamos para ampliar nossa participação na América Latina. O Brasil tem um abundante potencial em fontes de energia sustentável e queremos contribuir para o crescimento deste mercado, por isso estamos investindo R$ 3 bi para colocar em funcionamento um novo Complexo Eólico de última geração em conjunto com um parceiro estratégico como a Vestas”, afirma Enrique Lusso, vice-presidente de Desenvolvimentos Internacionais da Pan American Energy. O diretor geral da empresa no Brasil, Alejandro Catalano, complementa: “o Complexo Eólico Novo Horizonte tem 80 quilômetros de linhas de transmissão, uma subestação de 500KV, construção e melhoras de acessos e gerou 2.600 postos de trabalho durante o pico de implantação da obra”.

“A colaboração entre Vestas e Pan American Energy é um sinal de compromisso de ambas as empresas para a transição energética regional. Esperamos continuar desenvolvendo projetos conjuntos que melhorem a qualidade de vida das comunidades”, afirma Eduardo Ricotta, presidente da Vestas América Latina.

Sobre a PAE

Pan American Energy é uma companhia energética global protagonista do desenvolvimento energético da região e com presença em seis países: Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, México e Brasil. O grupo conta com mais de 21 mil empregados e fornecedores nos países onde opera. Com mais de 70 anos de experiência na indústria, é o principal produtor, exportador, empregador e investidor privado do setor energético na Argentina onde atualmente tem 3 parques eólicos em operação. A companhia desenvolve sua atividade em setores de upstream, midstream, downstream, gerando energia elétrica a partir de fontes renováveis e tradicionais. www.pan-energy.com

Sobre a Vestas

A Vestas é o parceiro global da indústria energética em soluções de energia sustentável. Desenhamos, fabricamos, instalamos e prestamos serviços a turbinas eólicas terrestres e marítimas em todo o mundo, e com mais de 169 GW de turbinas eólicas em 88 países, instalamos mais energia eólica como nenhuma outra empresa. Por meio de nossa capacidade de geração de dados inteligentes e da liderança na indústria e mais de 129 GW de turbinas eólicas em serviço sem precedentes, utilizamos dados para interpretar, prognosticar e exportar os recursos eólicos e oferecer as melhores soluções de energia eólica de sua classe. Junto como nossos clientes, os mais de 29 mil empregados da Vestas estão trazendo ao mundo soluções de energia sustentável para impulsionar um futuro brilhante.

Veja também

Três brasileiros estão entre os 100 maiores atletas do século; veja lista

A ESPN norte-americana divulgou uma lista com os 100 maiores atletas do século 21. Na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!