quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Secom/PMPA
Home / NOTÍCIAS / Parlamentar quer poços artesianos para comunidades rurais da Bahia
quinta-feira 3 de outubro de 2024 às 17:08h

Parlamentar quer poços artesianos para comunidades rurais da Bahia

NOTÍCIAS


O deputado estadual Binho Galinha protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), indicações endereçadas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), sugerindo a realização de estudos para a implantação de poços artesianos nas comunidades do Capitão, Lagoa Grande e Soares, e no povoado de Serra Grande, todos situados na zona rural do município de Cícero Dantas.

Nos documentos, o parlamentar destacou a importância do município de Cícero Dantas, localizado no Nordeste da Bahia e distante 300 km da capital baiana, com uma população de 32.268 habitantes, segundo dados do IBGE/2024.

O pedido, segundo Galinha, é uma antiga reivindicação de dezenas de famílias, pequenos agricultores, produtores rurais “que não dispõem do bem mais precioso da natureza que é a água potável para o consumo humano, para a criação de animais e para o desenvolvimento de suas atividades agrícolas”, justificou.

Binho Galinha, lembra que os poços artesianos são fontes estáveis de água de alta qualidade utilizada para irrigação, sendo essencial para o crescimento saudável dos vegetais, hortaliça e plantas em geral. Além disso, ele argumenta, que a utilização dos poços artesianos pode trazer uma redução de custos na compra de água juntos a carros pipas, no comércio, ou no uso de sistemas de irrigação mais complexos e caros. Tendo um impacto na economia significativa para os agricultores a longo prazo.

O deputado também chama atenção para a questão de substituibilidade, pois o uso de poços artesianos na irrigação contribui para reduzir a pressão sobre os recursos hídricos locais, especialmente em áreas propensas à escassez de água. Isso contribui para uma abordagem mais sustentável e responsável da agricultura.

Por fim, o legislador destacou, a coragem do homem do campo, do sertanejo, do cidadão que vive na zona rural “que é, sobretudo, um homem obstinado, um verdadeiro herói, pois, apesar das enormes dificuldades, consegue se manter de pé e sem perder jamais a esperança por dias melhores”, colocou.

Veja também

Andar de mãos dadas, subir escada e gastar dinheiro: nove atitudes simples que melhoram a saúde

Muita gente acha que é necessária uma verdadeira revolução no dia a dia para alcançar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!