O deputado estadual Luciano Araújo (Solidariedade) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), indicação endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) para que, através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), seja realizada a construção do Hospital Regional da Região Sisaleira. “O território do Sisal, abrange 20 municípios e possui mais de 600 mil pessoas, segundo dados do IBGE”, contabiliza o parlamentar, considerando que tais dados, por si só, justificam a sua iniciativa tendo em vista a ausência de estrutura hospitalar que atenda a média e alta complexidade na nossa região.
Apesar de ser um território bem desenvolvido economicamente e privilegiado por conter uma população bem acolhedora e trabalhadora, segundo Luciano, “os munícipes da Região Sisaleira enfrentam dificuldades devido à precariedade no atendimento prestado pelo poder público no setor da saúde”.
“Por isso, os benefícios desta obra são de valor incalculável, pois a região não possui um hospital de grande porte e os pacientes ficam aguardando o sistema de regulação”, explica. Neste interstício, diversas vidas são perdidas no deslocamento para as cidades de Feira de Santana e Salvador. Além de tudo, esta obra representa de fato, a efetivação das diretrizes constitucionais de organização do Sistema Único de Saúde, que é a descentralização e a regionalização.