Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas publicados pelo UOL nesta segunda-feira (4) para a disputa do Senado em São Paulo aponta o apresentador José Luiz Datena (PSC) à frente na corrida para ocupar a cadeira do estado na casa legislativa, em dois cenários testados.
No cenário com mais pré-candidatos, Datena tem 32% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos. O ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) aparece com 15,4%, e a deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB), com 11,2%. França e Janaina estão empatados dentro da margem de erro, que é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência vem o empresário Paulo Skaf (Republicanos), ex-presidente da Fiesp (Federação das Industrias do Estado de São Paulo), com 10,2%. Ele empata, dentro da margem de erro, com Janaina, mas não com França.
Ricardo Mellão (Novo) e Heni Ozi Cukier (Podemos) também empatam, com 1,4% e 0,4% das intenções de voto, respectivamente.
O Paraná Pesquisas ouviu 1.820 eleitores com 16 anos ou mais entre 27 e 31 de março em 78 municípios do estado de São Paulo. As opiniões foram coletadas em entrevistas pessoais, face a face. O índice de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela BCG Liquidez e registrada junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo SP-07095/2022.
Veja a seguir os cenários testados
Cenário 1
- José Luiz Datena (PSC): 32%
- Márcio França (PSB): 15,4%
- Janaina Paschoal (PRTB): 11,2%
- Paulo Skaf (Republicanos): 10,2%
- Ricardo Mellão (Novo): 1,4%
- Heni Ozi Cukier (Podemos): 0,4%
- Não sabe/não respondeu: 8,5%
- Nenhum/branco/nulo: 20,9%
Cenário 2
- José Luiz Datena (PSC): 34,6%
- Márcio França (PSB): 19,3%
- Janaina Paschoal (PRTB): 12,3%
- Não sabe/não respondeu: 9,3%
- Nenhum/branco/nulo: 24,4%
O Paraná Pesquisas é uma empresa de Curitiba, fundada em 1990. Realizou seu primeiro levantamento sobre intenções de voto para presidente em 2013 e, desde então, divulga pesquisas eleitorais pagas com recursos próprios ou de financiadores diversos. Na eleição de 2018, o instituto fez pesquisas com entrevistas presenciais de eleitores em suas casas financiadas pela empresa de consultoria de investimentos Empiricus e pela Fundação Presidente Jânio Quadros, ligada ao PRTB.
Atualmente, o Paraná Pesquisas também realiza levantamentos por telefone, com operadores treinados conversando com eleitores. O instituto informou ao UOL que realiza pesquisas usando diferentes métodos, a depender do que foi acordado com o financiador do levantamento.