sábado 24 de fevereiro de 2024
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Home / Mundo / MUNDO / Para Lula, Catar é porta de entrada para diversificar negócios com o Oriente Médio
quinta-feira 30 de novembro de 2023 às 11:57h

Para Lula, Catar é porta de entrada para diversificar negócios com o Oriente Médio

MUNDO, NOTÍCIAS


Ao discursar nesta quinta-feira (30) na abertura do Fórum Econômico Brasil – Catar: Oportunidades e Negócios , em Doha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou o interesse brasileiro em estreitar relações comerciais com os catarianos ao mesmo tempo em que espera que o país do Oriente Médio diversifique sua pauta de investimentos no Brasil.

“Queremos olhar juntos para o futuro e atrair uma nova onda de investimento para o Brasil. O nosso comércio bilateral cresceu de maneira exponencial, passando de cerca de 38 milhões de dólares em 2003 para os atuais 1,6 bilhão de dólares. O Catar é, atualmente, uma de nossas principais portas de entrada para negócios com o Oriente Médio e conta com vibrante empresariado com intenso interesse pelo Brasil”, afirmou.

Lula ressaltou que enxerga boas oportunidades nos campos de defesa, aviação e autopeças. “Há amplo espaço para diversificação de nossa pauta comercial com produtos de maior valor agregado, como autopeças, produtos de defesa e aeronaves da EMBRAER – como o C-390 que me trouxe a Doha”, exemplificou.

Depois da participação no fórum, Lula fez uma visita oficial ao Emir do Catar, Xeque Tamim bin Hamad Al-Thani. O presidente segue ainda nesta quinta-feira de Doha para Dubai, nos Emirados Árabes, onde participa da COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Lula ressaltou que o Brasil pretende se consolidar como um dos protagonistas na transição global em curso rumo a uma economia sustentável.

“A transição energética é nova oportunidade de repetir essa história de sucesso nas áreas de energia de baixo carbono, reaproveitamento de resíduos, infraestruturas verdes e sociobiodiversidade. O Brasil vai ser em breve um exportador de sustentabilidade. Temos imenso potencial nos setores de energia solar, eólica, biocombustíveis e hidrogênio verde. Na COP 28, lançarei um chamado à ação e à ambição no enfrentamento à crise climática. Estou certo de que o Catar também poderá ser um aliado importante nessa agenda”, declarou Lula.

Investimentos

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, comandou uma apresentação a empresários e líderes do Catar na abertura do fórum. Ele apresentou os investimentos de US$ 347 bilhões previstos em infraestrutura via Novo PAC, destacou a Agenda Verde e como o país já trabalha na transição para uma economia sustentável, e frisou oportunidades de investimento no país em áreas como ferrovias, rodovias, hidrovias, portos e aeroportos, além da perspectiva de recuperar 40 milhões de hectares para dobrar a produção de alimentos em dez anos.

Ao fim do evento, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, exaltou a capacidade de atração de investimentos do Brasil em projetos ligados à sustentabilidade. “O Brasil pode ser o país com melhores condições de investimentos sustentável no mundo, tanto do ponto de vista social quanto do ponto vista ambiental”, frisou o ministro.

Segundo ele, a viagem ao Catar tem boas chances de atrair novos parceiros para o Brasil, a exemplo do que ocorreu na Arábia Saudita . “São quase 50 bilhões de reais que a Arábia Saudita pretende investir no Brasil. Isso vai melhorar logística, produtividade da economia brasileira, gerar empregos. Com o Catar estamos começando uma negociação. No caso da Arábia Saudita já está adiantada e o fundo que o Reino pretende constituir já está em curso. O Catar é boa promessa”, encerrou Haddad.

Veja também

STF autoriza inquérito para investigar deputado que chamou Lula de “ladrão” e “corrupto”

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta última sexta-feira (23) segundo a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas