Apesar da reabertura de alguns países para viajantes do Brasil, é necessário ficar atento para todas as regras sanitárias impostas para não correr o risco de ficar de fora em algumas regiões. As informações da revista IstoÉ.
A embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou nesta última terça-feira (26) que vai retomar os processos de visto a partir de 8 de novembro. Interrompidas desde maio do ano passado, as entrevistas de liberação de visto só poderiam ser agendadas para 2022, mas agora a embaixada confirmou a abertura de datas até o fim do ano.
Apesar da novidade, países como os Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Itália e Alemanha estão com restrições fortes para a entrada de brasileiros. Isso significa que para conseguir completar sua viagem até o país, seja necessário fazer quarentena obrigatória ou estar completamente vacinado.
Vizinhos brasileiros como Paraguai, Chile e Bolívia, além do Reino Unido, são nações com restrições moderadas.
Boa parte da África, Oriente Médio, México, Venezuela, Equador, Peru, e Portugal são exemplos de locais sem restrições para brasileiros.
Mapa de países que recebem brasileiros
Na plataforma Skyscanner você consegue acompanhar em tempo real os países que estão recebendo brasileiros e os que aplicam algumas restrições.
A maior parte dos países exige testes PCR realizados antes da viagem. Alguns pedem declaração de saúde, passaporte de vacinação e obrigatoriedade de seguro-viagem. Por isso, uma boa dica é acessar o site da embaixada do país para onde pretende viajar e se informar sobre a documentação.
Ao todo, 66 países estão com restrições fortes, 31 com restrições moderadas e 59 com restrições leves os turistas brasileiros, segundo a plataforma.