O Pacto pela Democracia, articulação que reúne de acordo com Mônica Bergamo, da Folha, mais de 200 organizações da sociedade civil, mapeará a circulação de desinformação sobre o processo eleitoral a partir desta segunda-feira (9). Chamada de “Confia”, a iniciativa contará com um chatbot no WhatsApp que receberá denúncias da população.
Poderão ser compartilhados textos, vídeos, links e fotos que contenham notícias falsas e discursos de ódio relacionados ao pleito. O objetivo da coalizão é incluir a sociedade no processo de combate à desinformação e mapear o conteúdo para sugerir ações e estratégias para eleições futuras.
“Mapear, classificar e analisar os processos de desinformação que estão circulando nas eleições municipais de 2024 permitirá à sociedade civil criar contra-narrativas e também estratégias eficazes para atuar pela defesa da integridade das eleições e pela defesa das instituições democráticas”, afirma a coordenadora-executiva do Pacto pela Democracia, Flavia Pellegrino.
O “Confia” é realizado pelas entidades que integram a articulação em parceria com o Meedan, organização sem fins lucrativos especializada em ferramentas digitais. O chatbot no WhatsApp receberá mensagens por meio do número (+55 71) 4040-4119.