O deputado estadual Osni Cardoso (PT) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), moção de aplausos ao Governo do Estado pelo lançamento do projeto Mais Estudo, ação voltada ao fortalecimento das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática nas escolas da rede estadual de ensino. No projeto, estudantes com bom desempenho escolar, com notas iguais ou superiores a 8, serão selecionados para auxiliar os colegas que tenham dificuldade de aprendizagem.
Osni destacou, no documento, que a iniciativa vai ofertar 7.400 vagas, com planejamento para chegar a 10 mil nas escolas estaduais. Os monitores receberão uma bolsa mensal de R$ 200 por três meses e terão o acompanhamento de professores supervisores e dos coordenadores pedagógicos. A previsão é de que sejam investidos recursos na ordem de R$ 4,5 milhões em bolsas.
Além de fortalecer as aprendizagens dos estudantes, o Mais Estudo “também visa despertar no aluno monitor o desejo pela prática docente por meio de atividades de natureza pedagógica e contribuir com práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, considerando a fluidez do diálogo e a aproximação existente entre os estudantes”, destaca o parlamentar, que é pedagogo de formação. “Orgulhoso de uma iniciativa de tamanha valorização da nossa educação e daqueles que constroem nossa rede de ensino”, elogiou Osni.