sexta-feira 22 de novembro de 2024
Oposição anuncia que tem assinaturas para abrir Comissão Parlamentar Mista e Inquérito sobre 8 de janeiro - Foto: Natanael Alves / PL / Arquivo
Home / DESTAQUE / Oposição se manifesta sobre ato para contrapor Lula na segunda-feira 8 de janeiro
quinta-feira 4 de janeiro de 2024 às 15:04h

Oposição se manifesta sobre ato para contrapor Lula na segunda-feira 8 de janeiro

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo Augusto Tenório, da coluna Estadão, afirma que oposição ao governo Lula, por ora, descarta manifestações presenciais em Brasília para se contrapor ao evento organizado pelo Planalto junto ao Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) para marcar um ano dos atos de 8 de janeiro. Sob reserva, lideranças do grupo indicam que vão se ater a uma nota de repúdio que deve ser divulgada nesta sexta-feira (5).

O documento, que ainda está sendo redigido, deve focar em justificar o porquê de a oposição não se juntar ao governo na manifestação. Os oposicionistas querem rechaçar que a ausência é sinal de apoio ás manifestações violentas. Por isso, devem classificar o ato liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como puramente político e afirmarão que, por isso, não participarão.

Outra ala da oposição defende que não deve haver manifestações presenciais para deixar o governo “morrer pela boca”. Eles esperam que o discurso do presidente dê munição para a oposição, que foca em libertar os 66 manifestantes que ainda estão presos por causa das manifestações do 8 de janeiro.

Como mostrou a Coluna do Estadão, o Congresso foi o local escolhido pelo governo Lula para realizar o evento que marcará um ano dos ataques do 8 de janeiro. Embora a ideia tenha surgido no Planalto, o convite — que a Coluna teve acesso — será distribuído em nome dos presidentes Lula, Rodrigo Pacheco (Senado), Arthur Lira (Câmara) e Luís Roberto Barroso (STF), para demonstrar harmonia.

A manifestação conjunta, primeiramente, foi batizada de “Ato Democracia Restaurada”, numa alusão a um vídeo que o presidente Lula divulgou em fevereiro classificando o episódio como terrorismo e com imagens dele olhando as cenas.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!