A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) encaminhará à Casa Civil um requerimento de informações em que pede esclarecimentos sobre a viagem da primeira-dama Rosangela da Silva, a Janja, para representar o governo federal nas Olimpíadas de Paris, na França.
Os questionamentos ressaltam que ela levou sete assessores para a viagem, realizada entre os dias 24 e 28 de julho. Zanatta argumenta que Janja “não ocupa cargo oficial, nem de fato, nem de direito”. A primeira-dama foi acompanhada, em seus compromissos, pelo ministro do Esporte, André Fufuca.
Entre as informações solicitadas, está o valor total gasto com a viagem, com as despesas da primeira-dama, e sobre a entrega de credenciais de chefe de Estado à primeira-dama.
Na manhã desta segunda (29), Janja compartilhou uma imagem em frente à Torre Eiffel para dizer que já retornou ao Brasil. “Deixamos em Paris todo amor e carinho para nossos atletas. Dedicação e determinação que nos enche de orgulho. Com medalha ou sem medalha todos já são vitoriosos”, escreveu.
A primeira-dama visitou a Vila Olímpica, além de ter se reunido com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, para conversar sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa da presidência brasileira no G20.