sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Oportunidade de gerar receita através do turismo foi destacado no 7º Encontro dos Prefeitos
domingo 15 de setembro de 2019 às 16:56h

Oportunidade de gerar receita através do turismo foi destacado no 7º Encontro dos Prefeitos

POLÍTICA


O potencial turístico dos municípios baianos e as oportunidades de captação de recursos para setor foram tema do painel do 7º Encontro de Prefeitos, promovido pela UPB do dia 13 até este domingo (15), em Camaçari. O painel mediado pelo vice-presidente da entidade e prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, destacou a atividade turística como oportunidade de fonte de receita e geração de emprego nos municípios.

“A UPB traz esse debate para fazer com que o municipalismo se fortaleça ainda mais para enfrentar esse atual cenário de crises e dificuldades”, ressaltou Bomfim.  Ele acrescentou ainda a importância de apoio a projetos das prefeituras como a construção do centro gastronômico, que está em andamento em Juazeiro, e ressaltou a necessidade de enfrentar desafios como a saída de operação dos voos da Avianca, que trouxe prejuízos ao turismo do Vale do São Francisco.

Na sequência, a coordenadora de regionalização do Ministério do Turismo, Jessyana Cintra, apresentou o Programa de Regionalização do MT, com o Mapa do Turismo Brasileiro, explicando aos gestores os critérios para contemplar os municípios na rota turística do órgão com o marketing turístico, formatação de roteiros e atração de investimentos. “É a única atividade que você entrega o produto ao turista e continua tendo ele no município porque é uma fonte inesgotável”.

A assessora da Bahiatursa, Mag  Magnavita, explicou aos prefeitos as tendências no turismo como as mini viagens, os territórios inexplorados, o turismo de experiência e a sustentabilidade. Ela orientou como os municípios podem formatar seus produtos turísticos na internet para que eles sejam localizados. “Uma festa definida no município entra no calendário e se torna um produto”. Segundo ela, 71 % dos eventos classificados no interior da Bahia ainda são festejos de São João. “É importante a gente saber qual a festa principal do seu município. A gente pede um relatório técnico para incluir no roteiro”, informou aos gestores.

Como debatedor do painel, o prefeito de Caculé e diretor da UPB, Beto Maradona, cobrou mais facilidade e desburocratização para o apoio ao turismo dos municípios pequenos, sobretudo os mais afastados do mar, na região do semiárido. “Queremos pedir para que olhem para os municípios pequenos, nós sabemos receber bem desde Salvador até o interior, é uma característica nossa, e precisamos desse apoio. Colocar o pouco dinheiro que temos para um evento que eleva o nome da Bahia, enquanto o estado repassa R$10, R$20 mil é difícil”, desabafou o gestor.

Essa e outras demandas colocadas pelos prefeitos no debate foram registradas pela diretora de planejamento da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Giulliana Brito. Ela traçou aos prefeitos o panorama atual do setor no estado e falou dos investimentos do governo da Bahia para cadeia produtiva. “Tudo que está sendo conversado aqui será levado ao nosso secretário, para estudar de que forma o governo do estado pode estar mais próximo dos municípios”, destacou.

Entre os encaminhamentos do painel, ficou a sugestão de que a UPB em parceria com Ministério do Turismo, SETUR e Bahiatursa, promova uma oficina para orientar os municípios na formatação de roteiros e calendários turísticos.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!