Na manhã desta quinta-feira (20) foi deflagrada uma operação em municípios baianos, como Salvador e Novo Triunfo, no Nordeste do estado. Segundo o Bahia Notícias, a operação foi denominada de Pandemonium e investiga desvios e fraudes praticados em contratos do município de Carmópolis, no interior de Sergipe, com empresas baianas, pagos com recursos públicos destinados ao combate da pandemia da Covid-19.
Segundo o Ministério Público do Estado (MP-BA), na apuração se verificou indícios de crimes contra a administração pública e de organização criminosa voltadas ao desvio de recursos públicos da saúde. Com base nesses indícios, o Tribunal de Justiça de Sergipe autorizou os pedidos do Ministério Público Estadual de buscas e apreensões na prefeitura de Carmópolis, nas sedes das empresas contratadas e em endereços residenciais dos investigados.
Ainda segundo o MP-BA, na mesma ação foi determinado os afastamento do prefeito de Carmópolis e de um secretário municipal. A Pandemonium é coordenada do Gaeco/SE e tem apoio operacional na Bahia, do Gaeco do MP/BA, da SSP/BA e da Polícia Civil (DIP, DEPIN e DRACO). Em Sergipe, das Polícias Civil e Militar, por meio do Deotap, do Core, COE e ACI/PMSE.