segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Imagem da variante ômicron é capturada pela 1ª vez por cientistas Foto Foto: Faculdade de Medicina da Universidade de Hong Kong
Home / NOTÍCIAS / Ômicron é variante que sobrevive por mais tempo na pele e em plásticos
segunda-feira 24 de janeiro de 2022 às 16:36h

Ômicron é variante que sobrevive por mais tempo na pele e em plásticos

NOTÍCIAS, SAÚDE


Um estudo científico ainda sem revisão pelos pares, publicado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Kyoto, no Japão, indica que a variante Ômicron tem mais capacidade de sobreviver em superfícies do que as cepas anteriores do coronavírus.

A mais recente variante do vírus que causa a Covid-19 resiste 21 horas sobre a pele humana e até 193 horas (oito dias) em superfícies plásticas. A pesquisa, porém, não conseguiu determinar a capacidade de infecção em seres humanos enquanto ainda permanecia vivo nas superfícies de poliestireno (plástico) e na pele humana.

Na superfície plástica, a alfa sobrevive 191,3 horas, enquanto a beta dura 156,6 horas, a Delta 114 horas e a Gama 59,3 horas. A cepa originária de Wuhan sobreviveu apenas 56 horas.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, declarou que, apesar da enorme capacidade de contágio da Ômicron, é possível “acabar com a fase aguda da pandemia este ano e dar fim à Covid-19 como emergência sanitária”.

Contudo, Ghebreyesus alertou que a Ômicron não deve ser a última variante a assolar o mundo.

Veja também

Ala do PT prefere Centrão a Paulo Pimenta na liderança do governo na Câmara

A ida de Paulo Pimenta para a liderança do governo Lula na Câmara, após sair da Secretaria de Comunicação Social …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!