Olívia Santana e Joca Soares, candidatos a prefeitura e vice de Salvador pela coligação ‘Experiência, Amor e Raça’ (PCdoB/PP), levaram a ‘Caravana 65’ para o bairro do Uruguai, na Cidade Baixa, na manhã deste domingo (25), junto com o candidato a vereador Helio Ferreira (PCdoB). Na ocasião, Olívia defendeu a importância de investimentos em obras de infraestrutura de preparação da cidade para os períodos de chuva, que costumam causar sérios danos, principalmente, para a região.
Olívia conversou com pessoas como o comerciante Genivaldo Lima, que reclamou das históricas inundações que afetam, especialmente, as ruas Direta e Régis Pacheco e o Bate-estaca. Segundo ele, as ruas ficam intransitáveis nos períodos de chuva, comprometendo as vendas, e a atual gestão é incapaz de promover um abatimento de tributos municipais, pelos prejuízos: “O atual prefeito não faz nada pra melhorar a situação e continua cobrando os impostos”, disse.
A inexistência de uma política municipal que garanta o escoamento das águas da chuva, especialmente entre os meses mais chuvosos, foi criticada por Olívia. Aos moradores do Uruguai, a candidata garantiu que será prioridade em seu governo a atenção à drenagem urbana, como forma de acabar com os constantes alagamentos que afetam os bairros populares.
“A falta de uma política de drenagem é uma vergonha, e eles não fazem porque não querem fazer. A prefeitura tem que investir em drenagem, tem que investir em requalificação dos espaços em que o povo preto e pobre mora. Tem que acabar com essa história de querer o nosso povo apenas para dar o voto pra eles”, afirmou Olívia.
O candidato a vereador Helio Ferreira, que busca a reeleição, garantiu que, com uma gestão PCdoB/PP e com o apoio do Governo do Estado, será possível fazer uma revolução na infraestrutura de Salvador. “Vamos acabar com a inundação na cidade, que afeta muito a nossa Cidade Baixa […] Com você na Prefeitura, esse vereador conseguirá realizar o sonho desta comunidade”, disse.
‘Favela Importa’
Uma das principais propostas do plano de governo de Olívia é o ‘Favela Importa’, que, entre outras questões, vai integrar ações de prevenção a desastres ambientais nas áreas mais pobres da cidade. São previstas obras de requalificação de ambientes degradados, saneamento básico, pavimentação, reflorestamento, drenagem e limpeza de canais em zonas de interesse social.
A proposta está aliada a um plano de preservação ambiental para a cidade, que inclui ainda ações de educação ambiental para as escolas e instalação de ecopontos, para o recolhimento, especialmente, de entulhos e outros materiais que prejudicam o escoamento das águas nos períodos de chuva.