Acontecem, nesta quarta-feira (8), os ritos finais para que Olaf Scholz passe a ocupar oficialmente o cargo de novo chanceler da Alemanha.
Os parlamentares alemães se reuniram no Bundestag nesta manhã conforme o canal CNN e elegeram o até então ministro das Finanças para ser o novo Chefe de Governo do país.
A votação foi encerrada com 395 votos favoráveis, 303 contrários, 6 abstenções e 3 votos nulos. Para ser eleito, era necessária a maioria simples do parlamento alemão, de 369 votos.
A expectativa é de que, nas próximas horas, Scholz seja apontado para o cargo pelo presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, em cerimônia no Palácio de Bellevue, residência oficial da presidência.
Então, o novo chanceler eleito retornará ao parlamento alemão para ser empossado.
Por volta das 11 horas, no horário de Brasília, Angela Merkel deve oficialmente fazer a passagem de bastão e entregar o cargo para Olaf Scholz.
O político de centro-esquerda, do Partido Social-Democrata (SPD), chega ao poder após ter costurado, no último dia 24, um acordo de coalizão com o Partido Verde e os liberais do Partido Democrático Liberal (FDP), encerrando formalmente a era Merkel no país.