quarta-feira 18 de maio de 2022
Foto: Reuters
Home / Mundo / MUNDO / Olaf Scholz é eleito chanceler da Alemanha e toma posse nesta quarta
quarta-feira 8 de dezembro de 2021 às 07:16h

Olaf Scholz é eleito chanceler da Alemanha e toma posse nesta quarta

MUNDO, NOTÍCIAS


Acontecem, nesta quarta-feira (8), os ritos finais para que Olaf Scholz passe a ocupar oficialmente o cargo de novo chanceler da Alemanha.

Os parlamentares alemães se reuniram no Bundestag nesta manhã conforme o canal CNN e elegeram o até então ministro das Finanças para ser o novo Chefe de Governo do país.

A votação foi encerrada com 395 votos favoráveis, 303 contrários, 6 abstenções e 3 votos nulos. Para ser eleito, era necessária a maioria simples do parlamento alemão, de 369 votos.

A expectativa é de que, nas próximas horas, Scholz seja apontado para o cargo pelo presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, em cerimônia no Palácio de Bellevue, residência oficial da presidência.

Então, o novo chanceler eleito retornará ao parlamento alemão para ser empossado.

Por volta das 11 horas, no horário de Brasília, Angela Merkel deve oficialmente fazer a passagem de bastão e entregar o cargo para Olaf Scholz.

O político de centro-esquerda, do Partido Social-Democrata (SPD), chega ao poder após ter costurado, no último dia 24, um acordo de coalizão com o Partido Verde e os liberais do Partido Democrático Liberal (FDP), encerrando formalmente a era Merkel no país.

Veja também

Líder do Governo na AL-BA dialoga com comunidade LGBTQUIA+

“É lamentável, mas necessário, que no século XXI a gente tenha que construir uma lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!