O que o Jornalismo tem a ver com o tema Justiça e Primeira Infância? Adoção, violência contra a criança, direito à educação, direito à saúde para mães e bebês, direito à convivência familiar, uso de imagens de crianças, risco de reforço de estereótipos — essas são questões que estão presentes no cotidiano da cobertura jornalística.
Com o objetivo de apoiar o trabalho de jornalistas e comunicadores no tratamento dessa agenda temática, a ANDI Comunicação e Direitos e a Rede Nacional Primeira Infância – RNPI promovem, em aliança com o Instituto Alana, a Oficina Justiça e Primeira Infância, no dia 26 de janeiro.
O evento de formação fará um amplo debate a partir de dois eixos de discussão:
» Panorama das políticas públicas e atuação do Poder Judiciário em relação à garantia dos direitos das crianças na primeira infância (Pacto Nacional pela Primeira Infância, escuta de crianças que sofreram ou presenciaram violência, políticas públicas para a prevenção e o combate à violência contra a mulher etc).
» Cobertura jornalística relacionada ao tema, incluindo a produção de reportagens, os marcos legais da primeira infância, fontes de referência, fatores socioeconômicos (incluindo racismo e demais vetores de vulnerabilidade), entre outros.
Lançamentos
A Oficina contará ainda com o lançamento de duas novas publicações da ANDI/RNPI:
i) Guia Justiça e Primeira Infância para a Cobertura Jornalística
ii) Relatório da pesquisa “Observa Analisa: Como juízas e juízes vêm aplicando o direito à prisão domiciliar às gestantes e mães cumprindo prisão preventiva?”.
Inscrições
Todos os participantes que fizerem sua inscrição no evento, receberão Certificado de Participação. E, com exclusividade, o Guia Justiça e Primeira Infância para a Cobertura Jornalistas.
Participe! Clique no link para acessar o Formulário de Inscrição: