O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), após contato com a Federação Bahiana de Tênis, encaminhou um ofício ao prefeito ACM Neto no qual anexa solicitação da entidade para a retomada da prática de tênis nos clubes baianos. No documento assinado pelo presidente da FBT, Eduardo Catharino Gordilho Filho, o dirigente destaca que “respeitando o isolamento social e acatando integralmente as disposições contidas nos decretos municipais e estaduais relativos à pandemia do novo coronavírus, solicita a liberação do esporte para que o mesmo seja retomado nas associações”.
O pedido ao prefeito ressalta que a entidade não realizará qualquer evento esportivo na Bahia enquanto decretos municipais e estaduais mantiverem a proibição, “demonstrando assim, estarmos afinados com o isolamento defendido de forma a evitarmos aglomeração de pessoas”. Ele diz que não escreve apenas em nome da FBT, mas sim “em nome dos inúmeros treinadores de tênis e boleiros do Estado e que estão lotados nas quadras públicas, clubes, academias de tênis e condomínios”.
O vereador acrescenta que a FBT, com mais de 200 profissionais do tênis no estado e diversos boleiros, criou uma cartilha intitulada “A continuidade da prática do tênis em tempos de Covid-19” para que se possa trazer de volta a modalidade nos seus vários ambientes.
O dirigente diz que quando se fala em possibilidade e continuidade da prática do esporte em tempos de distanciamento social, alguns fatores devem ser considerados, a exemplo dos padrões mínimos das quadras de tênis e do distanciamento entre os jogadores.
Medidas preventivas
No documento encaminhado ao prefeito ACM Neto e ao secretário municipal da Saúde, Leo Prates, a FBT diz que “pensando em um cenário de continuidade da prática do tênis e atenta às medidas adotadas em todo o mundo no que diz respeito à modalidade”.
O presidente da federação finaliza a carta afirmando “entender a importância da quarentena, mas pedimos uma flexibilização no nosso trabalho, com todos os cuidados possíveis, para nossa categoria”. O vereador Odiosvaldo Vigas diz que o prefeito ACM Neto e o secretário Léo Prates irão analisar o assunto e ver a melhor forma de encaminhar a questão.