O ministro licenciado das Relações Institucionais e deputado federal, Alexandre Padilha (PT), compareceu neste sábado (1º) ao Congresso Nacional, empunhando um boné azul com a inscrição: “O Brasil é dos brasileiros”. O slogan foi sugerido segundo Eduardo Gonçalves, do O Globo, pelo novo ministro da Secretaria de Comunicacão, Sidônio Palmeira, e visa fazer um contraponto ao bonés vermelho “Make America Great Again”, da campanha de Donald Trump, utilizado por bolsonaristas nos últimos meses. Os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Camilo Santana (Educação) e o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), também usaram o acessório.
Pacheco diz que vai avaliar próximos passos em breve e que tem ‘sonho’ de governar Minas Gerais
— A ideia foi minha, mas eu pedi a frase para o Sidônio. Ele que entende. Eu fico agoniado em ver gente batendo continência para outro país e outras bandeiras — disse Padilha, fazendo uma referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro e outro parlamentares do PL que gravaram lives exibindo os bonés trumpistas na época da posse do presidente norte-americano.
Padilha afirmou que comprou dez bonés azuis para distribui-los aos parlamentares governistas.
— Paguei com meu dinheiro — ressalvou.
Nos Estados Unidos, o partido democrata é representado pela cor azul, enquanto o Republicano, de Trump, utiliza o vermelho — a cor do PT no Brasil.