A UFMG trabalha em uma avaliação sobre a experiência do ensino remoto em função da pandemia. A primeira fase do levantamento com alunos e professores mostra um enorme nível de dificuldade, mas também que a maioria deles se adaptou ao modelo.
Quase 90% dos professores e alunos que responderam a questionário disseram que enfrentaram dificuldades no “processo pedagógico”. Conforme o jornal O Globo, mais de 90% dos entrevistados responderam que houve problemas na relação aluno/professor e que houve contratempos com o uso da tecnologia.
No processo pedagógico, as reclamações passaram por excesso de conteúdo e dificuldade de diálogo, entre outros.
Ao serem questionados sobre satisfação geral com a experiência, dos 2.162 professores que responderam, 1.171 se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos; 643, indiferentes; e 348, insatisfeitos ou muito insatisfeitos.
Entre os 8.294 estudantes que responderam, 3.419 disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos; 2.747, indiferentes; e 2.128 insatisfeitos ou muito insatisfeitos.