Em agosto, os EUA emitiram 125,7 mil vistos para brasileiros – maior volume já registrado para um mês desde o início da série histórica, em 2017.
O montante representa um salto de 18,5% sobre as emissões de julho e de 62,3% em relação a agosto de 2022, segundo levantamento da AG Immigration.
A quantidade inédita de vistos para brasileiros é reflexo das medidas adotadas pela Embaixada e pelos Consulados dos EUA no Brasil, no final do ano passado, para ampliar o atendimento à população, já que havia uma demanda represada desde a pandemia.
Para resolver o problema, o Departamento de Estado americano contratou mais oficiais consulares para o Brasil e passou a realizar atendimentos aos sábados. Como resultado, os sete maiores volumes mensais de vistos emitidos para brasileiros foram registrados em 2023, com o recorde agora em agosto.
Com isso, o Brasil foi o segundo país que mais recebeu vistos americanos em agosto, em uma rara ocasião em que ficou à frente da Índia, que teve 101 mil autorizações no mês. No topo da lista, como de costume, está o México, com 197 mil vistos recebidos. Completam ainda as cinco primeiras colocações a China (50,1 mil) e a Colômbia (42,3 mil).