segunda-feira 24 de junho de 2024
Home / NOTÍCIAS / Novo Portal do Exército incrementa experiência de navegação
segunda-feira 20 de novembro de 2023 às 06:49h

Novo Portal do Exército incrementa experiência de navegação

NOTÍCIAS


O portal do Exército Brasileiro estará de cara nova na próxima semana. A novidade entra no ar nesta segunda-feira (20), logo mais às 10h. Mais moderno, eficiente e intuitivo, o design alia atualização da identidade visual e boas práticas de navegação de conteúdo. Criado em 1997, esse é considerado o principal veículo oficial de comunicação da Instituição. No último ano, teve quase 30 milhões de páginas visualizadas, por mais de 10 milhões de pessoas.

A iniciativa atende ao Decreto 9.756, de 11 de abril de 2019, que instituiu o portal único no âmbito das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal. O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) executa o projeto de modernização e adequação do portal do Exército Brasileiro.

“O novo portal vai permitir uma maior e melhor interação com o nosso público, possibilitando que a sociedade conheça nossas atividades em prol da Defesa da Pátria e em benefício da população”, ressaltou o Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Júnior.

Qualidade da experiência do usuário

No portal do Exército Brasileiro, o cidadão acessa conteúdos como o Noticiário do Exército (que informa sobre as principais ações realizadas pela força), o Como Ingressar (que divulga e orienta sobre as diversas formas de ingresso na carreira militar do exército), e o Reserva Pró-Ativa (um canal oficial de comunicação com os veteranos da força). O site também disponibiliza links para as mídias sociais e as rádios do Exército.

Além da moderna identidade visual, o novo portal incluirá componentes para melhorar a experiência do usuário: recursos de busca mais eficientes e intuitivos; estrutura de fácil utilização, navegabilidade simples e adaptada para dispositivos móveis; e avançados recursos de segurança digital.

Tecnologia e comunicação a serviço do cidadão

Para concluir o projeto do novo portal, o Centro de Comunicação Social do Exército constituiu um Grupo de Trabalho, formado por representantes de todas as Divisões e da Seção de Tecnologia da Informação. Essa equipe coordenou os trabalhos até a apreciação e aprovação final.

Os estudos para o desenvolvimento envolveram análises de estatísticas de visitação ao portal e pesquisa em outros sites de referência no Brasil e no exterior. Também houve dinâmicas para a identificação dos públicos envolvidos e definição de páginas e conteúdos mais adequados.

“Nosso portal tem acompanhado as mudanças e evoluções do ambiente virtual, principalmente quanto à segurança, usabilidade e responsividade, permitindo as adaptações necessárias para o acesso por computador ou dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets”, destacou o chefe da Seção de Tecnologia da Informação do CCOMSEx, Major Luiz Alexandre Dominguez de Oliveira.

Veja também

Alckmin comemora dados de produção agroindustrial em abril

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) comemorou neste último sábado (22) dados divulgados pelo Centro de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!