O partido Novo lançou 37 pré-candidatos para prefeituras em 2020, dentre os nomes, apenas uma é do sexo feminino.
Conforme publicou o conforme publicou o Congresso em Foco, o partido abriu um processo seletivo para escolher os candidatos. Economista, engenheiro, gestor, empresário e advogado são algumas das experiências profissionais dos selecionados.
Ao todo, houveram 471 inscrições, destas apenas 34 eram mulheres, cerca de 7,2% do total de inscritos. Para passar para a segunda fase, foi exigido dos candidatos uma experiência mínima de oito anos na gestão privada ou pública, além de experiência de gestão de equipes, capacidade analítica e liderança.
Foram classificados 175 candidatos para a segunda etapa, sendo que apenas seis eram mulheres. Duas destas acabaram desistindo.
Para participar desta fase os candidatos precisaram pagar uma taxa que variou de R$ 4.000,00 a R$ 2.000,00, a depender da cidade. O pagamento da taxa foi destinado a cobrir os custos da empresa contratada para gerenciar o processo seletivo.
Esta etapa tinha por objetivo fazer entrevistas de profundidade para avaliar a capacidade analítica, de liderança, experiência cultural, profissional e poder de gestão de equipe dos candidatos. A banca contou com membros de uma empresa de RH especializada em contratação de executivos e, nas cidades onde a empresa não tinha sede, foram enviadas profissionais indicados pelo Novo, que foram treinados pela empresa.