Para facilitar a vida do servidor que se encontra em trabalho remoto, o Assistente Virtual da Assembleia Legislativa da Bahia (AVA) acaba de ganhar duas novas funções a partir desta sexta-feira (19). A primeira vai possibilitar aos funcionários da Casa consultar processos administrativos através do programa na internet. Outra é reservada aos assessores dos deputados estaduais e vai possibilitar a consulta ao saldo da verba indenizatória que os parlamentares têm direito.
O objetivo principal das duas novas ferramentas é facilitar o trabalho remoto durante o período da pandemia da Covid-19. O servidor, por exemplo, poderá consultar todos os processos arquivados desde setembro último, a exemplo de abertura de nota fiscal de pagamento, comunicação interna, entre outras possibilidades.
Já a consulta ao saldo da verba indenizatória só era permitida até então através da intranet, o que obrigava o assessor parlamentar a estar presente nas dependências da ALBA. Nesse caso, o acesso é restrito aos servidores que tiverem permissão dos deputados para fazer a consulta. Já os processos estarão disponíveis para todos os funcionários como acesso ao Assistente Virtual.
Lançado no último dia 16 de fevereiro, o Assistente Virtual já passou por algumas ampliações e melhorias. Ele foi desenvolvido para facilitar o acesso dos servidores a todos os serviços disponíveis na Casa.
Uma das ferramentas que o AVA já incorporou está o Livro de Eleições. A nova função – que, como o próprio nome indica, vem em forma de livro virtual – traz informações e estatísticas sobre as eleições municipais na Bahia de outubro do ano passado. Os dados utilizados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A outra função incorporada ao AVA é um novo software que possibilitará ao Setor de Protocolos da Assembleia Legislativa cadastrar fornecedores/licitantes que, depois disso, poderão interagir com o Parlamento através do assistente virtual. Ao receberem um certificado e a assinatura digital, esses fornecedores poderão se inscrever para participar de licitações, assinar documentos, entre outras funções.
Interativo, o AVA pode ser consultado em link no portal da ALBA http://ava.alba.ba.gov.br/ava, no Albanet (intranet da ALBA) e também por meio de aplicativo do assistente virtual, no endereço http://ava.alba.ba.gov.br/ava. O acesso poderá ser feito a partir de qualquer dispositivo (celulares, tablets e computadores) e em qualquer lugar, através da internet.
Serviços de saúde, com marcação de horários, também estão à mão através do aplicativo e podem ser acessados de forma rápida e inteligente, com uma breve consulta ao assistente virtual. Através dele, também ficam disponíveis informações de funcionamento do refeitório, dos Correios e de horário bancário dentro das instalações da ALBA.