A 2ª rodada de conversas entre as delegações de Rússia e Ucrânia para a resolução do conflito em curso entre os países está prevista para acontecer nesta quarta-feira (2), segundo fontes da mídia ucraniana.
A agência de notícias estatal russa Tass citou informações sobre o encontro veiculadas no jornal ucraniano Zerkalo Nedeli. A data ainda não foi confirmada por autoridades dos 2 países.
O encontro inicial entre enviados de Moscou e Kiev não chegou a uma resolução comum, registra o Poder 360, mas manteve segundo a publicação, o canal em aberto para a continuidade das tratativas. A reunião aconteceu na região de Gomel, em Belarus, e começou às 12h do horário local (6h de Brasília). Durou cerca de 5 horas.
Segundo a Tass, citando fontes do ucraniano Glavkom, a delegação russa teria requisitado no encontro um compromisso formal chancelado pelo parlamento ucraniano contrário ao alinhamento do país com o Ocidente, incluindo a realização de um referendo sobre a questão.
Também demandou o reconhecimento de Kiev à independência das autoproclamadas “repúblicas populares” de Luhansk e Donetsk, epicentro do conflito separatista no leste ucraniano desde 2014.