Uma pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (8), revela que o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), lidera a corrida eleitoral com 65% dos votos válidos no cenário estimulado, onde uma lista de possíveis candidatos é apresentada aos eleitores.
O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), que possui 26%, aprece como o segundo colocado. Os demais candidatos têm os seguintes percentuais: Kleber Rosa (PSOL) com 8%, Giovani Damico (PCB) com 1%, Eslane Paixão (UP) com 0% e Victor Marinho (PSTU) também com 0%.
A pesquisa foi conduzida com 1.000 entrevistados entre os dias 5 e 6 de julho, apresentando uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00753/2024, tem um nível de confiança de 95%.
Quando considerados os votos nulos e brancos, Bruno Reis mantém a liderança, mas com 50% das intenções de voto, enquanto Geraldo Júnior aparece com 20%.
Bruno Reis (União Brasil): 50%
Geraldo Júnior (MDB): 20%
Kleber Rosa (PSOL): 6%
Giovani Damico (PCB): 1%
Eslane Paixão (UP): 0%
Victor Marinho (PSTU): 0%
Nulo/branco: 12%
Não sabem/não responderam: 11%
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, onde os eleitores não recebem uma lista de candidatos, Bruno Reis aparece com 22% das intenções de voto, seguido por Geraldo Júnior com 7%. Os demais resultados são:
Bruno Reis (União Brasil): 22%
Geraldo Júnior (MDB): 7%
ACM Neto (União Brasil): 4%
Rui Costa (PT): 3%
Kleber Rosa (PSOL): 3%
João Roma (PL): 1%
Pastor Sargento Isidório (Avante): 1%
Olívia Santana (PCdoB): 1%
Otto Alencar (PSD): 1%
Outros: 3%
Nulo/branco: 13%
Não sabem/não responderam: 41%
Segundo Turno
Em uma projeção de segundo turno entre Bruno Reis e Geraldo Júnior, o atual prefeito teria 52% das intenções de voto, enquanto Geraldo Júnior ficaria com 24%. Votos nulos e brancos somam 11%, e os que não sabem ou não responderam totalizam 13%. Considerando apenas os votos válidos, Bruno Reis obteria 68% contra 32% de Geraldo Júnior.