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sexta-feira 20 de setembro de 2024 às 17:16h

Nova balsa reforça sondagem da Ponte Salvador-Itaparica, informa governo do estado

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Uma nova balsa de grande porte chegou à Baía de Todos-os-Santos para reforçar a sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. Com 75 metros de comprimento e um convés de aproximadamente 2 mil metros quadrados, a balsa se junta à primeira embarcação, ambas equipadas com uma perfuratriz com sistema de compensação de ondas, permitindo operação em condições climáticas adversas. As duas balsas trabalharão em pontos estratégicos, uma próxima a Salvador e outra em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.

Enquanto isso, a sondagem em águas rasas, até 10 metros de profundidade, está sendo realizada com uma plataforma estilo Jackup. Este trabalho faz parte de uma força-tarefa que coleta amostras do fundo do mar em 102 pontos da baía, onde serão erguidos os pilares da ponte. Desde o início das operações terrestres em janeiro, 17 empresas baianas foram contratadas, gerando 300 empregos diretos e indiretos, em um investimento de R$ 160 milhões.

Impulso para a Economia

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica promete ser um novo vetor de distribuição de renda, com a geração de até 7 mil empregos e beneficiando 10 milhões de baianos em 250 municípios. O projeto foi idealizado pelo deputado federal João Leão (PP) quando era secretário no governo do então governador Jaques Wagner (PT). Este investimento visa atrair novos empreendimentos em logística, indústria, comércio e turismo, reduzindo em mais de 100 km a distância entre Salvador e zonas turísticas do estado.

A ponte, com 12,4 km sobre o mar, será a maior da América Latina. Novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz também estão previstos, incluindo 4 km de estrutura na capital e uma nova via expressa de 22 km em Vera Cruz, além da duplicação de um trecho de 8 km da BA-001.

Esse projeto é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês, formado pela China Railway 20th Bureau Group Corporation e a China Communications Construction Company. O contrato, assinado em novembro de 2020, prevê 35 anos para a construção, operação e manutenção da ponte.

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