sexta-feira 22 de novembro de 2024
Conselho de Segurança realizou esta quarta-feira uma sessão especial - Foto: ONU/Manuel Elias
Home / Mundo / MUNDO / No Conselho de Segurança da ONU, Brasil condena ‘ataques terroristas’ do Hamas e pede libertação de reféns
sábado 14 de outubro de 2023 às 15:35h

No Conselho de Segurança da ONU, Brasil condena ‘ataques terroristas’ do Hamas e pede libertação de reféns

MUNDO, NOTÍCIAS


O Brasil apresentou ao Conselho de Segurança da ONU neste sábado (14) um texto em que condena os “ataques terroristas” do grupo extremista Hamas contra Israel e pede a libertação dos civis, além de um cessar-fogo.

A guerra, que entrou no sétimo dia neste sábado, deixou pelo menos 3.515 mortos, sendo 2.215 palestinos e 1.300 israelenses.

O conselho, neste mês de outubro, é presidido pelo Brasil. A presidência é rotativa, e o conselho tem 5 membros permanentes e 10 itinerantes.

O texto apresentado pelo Brasil será avaliados pelos membros do Conselho. O documento faz outra uma série de reivindicações às duas partes envolvidas no conflito, como:

  • a revogação da determinação de Israel para que civis evacuem as áreas do norte de Gaza e se realoquem no sul do território;
  • pede para que Hamas e Israel permita acesso de agências da ONU e a criação de corredores humanitários;
  • o fim de medidas que privam civis de acesso a artigos básicos para sua sobrevivência, como eletricidade, comida, combustível e medicamentos.

Sem consenso

Nesta sexta (13), o Conselho de Segurança da ONU se reuniu, mas não alcançou um consenso sobre um texto final a respeito do conflito entre israelenses e palestinos.

Participantes do encontro afirmaram que conversas continuarão, de modo informal daqui em diante, para a costura de um documento que reflita uma posição de acordo entre todos os membros.

Um dos principais temas do encontro foi a criação de um corredor humanitário que ligue a Faixa de Gaza ao Egito.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!