domingo 22 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Neste domingo PSD e PP disputam prefeitura de Jeremoabo

Neste domingo PSD e PP disputam prefeitura de Jeremoabo

sábado 2 de junho de 2018 às 17:53h

Faltam apenas algumas horas para a realização da eleição suplementar no município de Jeremoabo, que acontece neste domingo (3), e definirá os novos prefeito e vice-prefeito da cidade, segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Resultado de imagem para Antonio Chaves e Deri do Paloma

Para as eleições suplementares em Jeremoabo, duas chapas estão confirmadas:

  • Prefeito: Antônio Chaves (PSD)/ Vice: Edriane Santana dos Santos (Diana de Irene) (PSD);
  • Prefeito: Derisvaldo José dos Santos (Deri do Paloma) (PP) / Vice: Luiz Carlos Bartilotti Lima (Lula de Dalvinho) (PP).

Resultado de imagem para Antonio Chaves e Deri do Paloma

Entenda

As eleições municipais em Jeremoabo ficaram indefinidas. Isso porque a candidata à prefeita mais votada, Anabel de Tista (PSD), teve seu registro indeferido e os votos não foram validados. Ela disputou o pleito de 2016 com recursos na Justiça Eleitoral.

Após julgamento de recurso interposto pela candidata, a Corte eleitoral do TRE-BA decidiu, à unanimidade, manter o indeferimento do registro de candidatura e excluir multa aplicada a candidata. Conforme a Resolução Administrativa – Nº 5/2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do TRE-BA.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são – ao todo – 26.756 eleitores aptos em uma população de pouco mais de 42 mil pessoas.

A 51ª Zona Eleitoral – que coordena os trabalhos em torno da eleição suplementar de Jeremoabo – deu início, na tarde deste sábado (2), ao transporte das urnas eletrônicas para as 94 seções eleitorais que atenderão aos cidadãos no pleito deste domingo (3). O trabalho começou pelas seções da zona rural da cidade. O pleito ocorre das 8h às 17h de amanhã e mais de 26 mil eleitores deverão participar da escolha dos novos prefeito e vice-prefeito da cidade.

Resultado de imagem para jeremoabo area

Das 94 seções que atenderão ao pleito suplementar, 52 estão localizadas na zona rural de Jeremoabo. As outras 42 seções, localizadas na zona urbana, devem receber as urnas por volta das 6h da manhã deste domingo. Ao todo, foram disponibilizadas 110 urnas, sendo 16 de contingência, pra o caso de haver necessidade de substituição.

História do município

A região de Jeremoabo, no nordeste da Bahia, foi povoada originalmente por Tupinambás dos grupos Muongorus e Cariacás. A palavra Jeremoabo em língua tupinambá significa “plantação de jerimum”.

No século XVI, o português Garcia d’Ávila recebeu do rei João III uma sesmaria de 60 léguas quadradas, abrangendo as terras onde hoje se localiza o município. Em conflito com os missionários, que se opunham à escravidão dos índios, D’Ávila incendiou a povoação original, reconstruindo-a depois por intervenção do Papa e do governo colonial.

Resultado de imagem para jeremoabo história

Em 1688 foi expedida a patente de Sebastião Dias, primeiro Capitão–Mor da aldeia Muongorus de Jeremoabo. Dez anos depois, Jeremoabo foi elevada à categoria de julgado.

Resultado de imagem para jeremoabo história Garcia d'Ávila

Em 1778, o Governo Geral do Brasil criou a freguesia de São João Batista de Jeremoabo, cuja paróquia passou a ser dirigida pelo padre Januário de Souza Ferreira. Segundo documentos da época, havia na sede 32 casas construídas e uma população de 252 habitantes.

Em consequência de sua grande extensão territorial, várias povoações (em geral antigas aldeias indígenas) desmembraram-se da Jeremoabo original, vindo a se constituir em outras freguesias e mais tarde em municípios: Monte Santo em 1790, Cícero Dantas em 1817, Tucano em 1837, Ribeira do Pombal em 1837, Santo Antônio da Glória em 1840, etc.

Jeremoabo tornou-se vila por decreto de 25 de Outubro de 1831, ganhando condição de cidade em 6 de Julho de 1925.

Veja também

Psiquiatra de origem saudita é autor do atropelamento em feira natalina da Alemanha

Foi com uma BMW alugada que o suspeito Taleb A., de 50 anos, avançou sobre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!