Conheça o Mapa Interativo do Uso e Cobertura das Terras e o Storymap da Base Cartográfica de Referência do Estado da Bahia
Na próxima quinta-feira, dia 30, a partir das 15h, o canal SEI Bahia no YouTube apresenta duas novas ferramentas de geoinformação do Estado. Especialistas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) vão demonstrar as possibilidades da interface do Mapa Interativo do Uso e Cobertura das Terras e o Storymap da Base Cartográfica de Referência do Estado da Bahia.
O evento será aberto pelo diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, e o diretor de Informações Geoambientais, Cláudio Pelosi.
Na programação, o Storymap da Base Cartográfica de Referência do Estado da Bahia será apresentado pela especialista Eliza Maia, geógrafa responsável pelo projeto. Eliza é especialista em Geotecnologias e atualmente trabalha na Coordenação de Cartografia e Geoprocessamento da SEI. Possui experiência no uso de geoprocessamento nas áreas de Cartografia e Meio Ambiente. O Storymap desenvolvido por ela conta de forma breve a história da elaboração da base cartográfica do Estado e orienta sobre sua utilização.
Na sequência, o geógrafo Anderson Oliveira irá apresentar o Mapa Interativo do Uso e Cobertura das Terras, importante ferramenta para o planejamento público e privado e para a realização de estudos e pesquisas sobre as mudanças no uso e ocupação do solo no estado.
Doutor em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Anderson Oliveira é atualmente coordenador de Recursos Naturais e Ambientais da SEI e também coordenador da Câmara Temática de Áreas Verdes do Painel Salvador de Mudança do Clima. O especialista é ainda professor e presidente da Associação Profissional dos Geógrafos da Bahia (Aprogeo-BA) e coordenador e conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura, Cartografia e Geografia do CREA-BA.
O Mapa Interativo é a interface que mostra o uso e cobertura das terras em diversas regiões da Bahia, possibilitando visualizar as áreas destinadas a cultivos e seus tipos mais frequentes, áreas urbanas, vegetação, corpos d’água e outras informações. Serão apresentadas as aplicações possíveis para o planejamento, meio ambiente, desenvolvimento territorial e regional, agricultura, dentre outras.
Este evento integra o GeoDay – encontros virtuais realizados em parceria com a Comissão Estadual de Cartografia do Estado da Bahia (Cecar), reunindo especialistas, pesquisadores e interessados nas discussões e novidades no âmbito da cartografia oficial, geoprocessamento, mapas e demais inovações da geoinformação.