A Nasa, agência espacial norte-americana, enviará em agosto deste ano uma missão à Psyche 16, asteroide mais valioso do que a economia mundial. Apesar de o objeto não estar em direção da Terra, é impossível não fazer um paralelo com o filme “Não Olhe Para Cima”, da Netflix.
No longa, o plano de anular o “assassino de planetas” é cancelado graças ao bilionário Peter Isherwell, interpretado por Mark Rylance.
Isherwell é CEO de uma empresa de tecnologia –como Elon Musk ou Jeff Bezos– e descobre que o asteroide é valioso demais para ser destruído. Por isso, ele cria um plano mirabolante para explorá-lo, colocando a vida na Terra em risco.
O objeto, com diâmetro de mais de 250 km, está situado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter e foi descoberto 1852, pelo astrônomo italiano Annibale de Gasparis.
Apenas recentemente, com imagens do telescópio espacial Hubble, passamos a conhecer melhor o asteroide.
Apenas em ferro, estima-se que Psyche 16 teria fortuna de US$ 10 trilhões. Em novembro de 2020, pesquisadores sugeriam que o valor de todos os metais poderia ultrapassar US$ 10 mil quadrilhões (sério). No último agosto, um artigo científico publicado confirmou os números.
A missão espacial da Nasa terá o mesmo nome do objeto e deve alcançar o cinturão em 2026. A sonda mapeará e estudará Psyche 16 –sem plano oficial para a exploração das grandes reservas de ferro e níquel.