Após se tornar o objeto enviado por humanos a chegar mais perto do Sol na história, a sonda solar Parker está “segura” e “operando normalmente”, segundo apurou a Reuters com a agência espacial dos Estados Unidos (Nasa).
A aproximação mais próxima da história aconteceu em 24 de dezembro quando a Parker estava apenas a 6,1 milhões de quilômetros da superfície do sol.
Projetada para suportar temperaturas de até 982ºC graus, a sonda emitiu sinal de retorno para a Terra após essa aproximação, o que deixou os pesquisadores entusiasmados com a possibilidade de novas descobertas, é esperado que a sonda envie seus dados detalhados no dia 1º de janeiro.
A sonda Parker foi enviada com o objetivo principal de ajudar os cientistas a compreender a camada externa da estrela, chamada de coroa solar, com essa missão, cientistas tentam desvendar alguns dos maiores mistérios do Sol: como se origina o vento solar, porque a coroa é mais quente do que a superfície abaixo e como se formam as ejeções de massa coronal.