quinta-feira 26 de dezembro de 2024
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres. - Foto: Lev Radin/Getty Images
Home / DESTAQUE / Nações Unidas desejam confiança e esperança para 2024
sexta-feira 29 de dezembro de 2023 às 06:04h

Nações Unidas desejam confiança e esperança para 2024

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O secretário-geral da ONU, António Guterres, encerra 2023 com uma mensagem que reflete um período de sofrimento, violência e desafios climáticos ao redor do mundo.

A mensagem faz um apelo pela união em favor da paz, do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos e expressa a expectativa de que 2024 seja marcado pela construção de confiança e esperança.

Humanidade

Para Guterres, a humanidade enfrenta desafios em um planeta ameaçado após registrar o ano mais quente da história. Ele destaca o aumento da pobreza e fome, o desenvolvimento de conflitos armados, além da crescente falta de confiança.

O secretário-geral sublinha que gestos de acusação não levam a lugar nenhum. Ele enfatiza a força da humanidade quando se une para superar as divisões rumo a soluções partilhadas diante de desafios atuais.

Guterres espera consenso pela ação climática, por oportunidades na economia e por um sistema financeiro global mais justo que beneficie a todas as pessoas. Ele aponta que “a discriminação e o ódio que envenenam as relações entre países e comunidades” devem ser enfrentados de forma conjunta.

Novas tecnologias

A inteligência artificial foi um tema presente na mensagem, com um pedido de Guterres para que as novas tecnologias estejam a serviço do bem.

O secretário-geral garante que haverá a mobilização das Nações Unidas para as várias realizações em que for necessária.

Em 2024, um dos maiores eventos agendados pela organização é a Cúpula do Futuro para dar resposta a choques globais dos últimos anos, incluindo a pandemia, a guerras e a tripla crise planetária.

A meta é reforçar a cooperação internacional em meio aos desafios e diminuir as disparidades em áreas como governança global consolidando compromissos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Veja também

Os sintomas de covid longa que ainda afetam milhões de pessoas

Para milhões de pessoas no mundo, a pandemia de covid nunca terminou. Elas continuam sofrendo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!