A Ford americana apresentou o Mustang GTD, anunciado como a melhor versão de rua do modelo em todos os tempos. O bólido foi projetado pela Ford Performance e a Multimatic – que desenvolveu o Mustang GT3, o Mustang GT4 e o Ford GT vencedor de Le Mans – com tecnologias que vão além das permitidas nas corridas.
Inspirado no Mustang GT3, programado para correr em Le Mans no próximo ano, o Mustang GTD é um veículo de alta performance homologado para as ruas. Nas palavras de Jim Farley, presidente e CEO da Ford: “Não projetamos um carro de rua para as pistas, criamos um carro de corrida para as ruas”. Mas, o que esse bólido tem de tão especial?
Aerodinâmica a toda prova
Cada detalhe do Mustang GTD é focado no desempenho aerodinâmico e na velocidade. O elemento que mais se destaca é a enorme asa traseira, que é ativa, com controle hidráulico, montada no pilar C.
O uso extensivo de fibra de carbono contribui para reduzir o peso, baixar o centro de gravidade e melhorar a capacidade de resposta. Os para-lamas, o capô, a cobertura que substitui a tampa do porta-malas, as soleiras das portas, os divisores dianteiro e traseiro e o teto são em fibra de carbono. Os painéis dianteiro e traseiro também podem vir opcionalmente no mesmo material.
O pacote aerodinâmico opcional inclui cobertura em fibra de carbono sob a carroceria e tecnologias que seriam ilegais em corridas, como abas dianteiras controladas hidraulicamente para gerenciar o fluxo de ar junto com a asa traseira ativa.
O espaço que seria do porta-malas é ocupado pela suspensão semiativa, pelo sistema de controle hidráulico e pelo sistema de refrigeração da transmissão. A sua tampa é substituída por uma cobertura inspirada em corridas, com duas entradas de ar direcionadas aos trocadores de calor.
O coração do Mustang GTD
O Mustang GTD traz um V8 supercharged de 5,2 litros, com entradas duplas de ar e o primeiro sistema de cárter seco em um Mustang de rua, utilizado para manter o motor lubrificado em curvas contínuas e exigentes. O bólido supera os 800cv.
Toda essa potência é enviada para as rodas traseiras por meio de um eixo de transmissão de fibra de carbono, conectado a uma transmissão traseira de oito marchas. De acordo com a Ford, a distribuição de peso do Mustang GTD está próxima de 50/50 na frente e na traseira.
Colado no chão
A suspensão semiativa do Mustang GTD pode variar tanto a força de mola como a altura do curso. O amortecedor com válvula adaptativa de acionamento hidráulico, com dupla regulagem de mola e altura, permite aprimorar o desempenho nas ruas e nas pistas de forma independente. A suspensão permite um ajuste quase 40mm mais baixo no modo Track e, no geral, tem um curso quase quatro polegadas maior que o do Mustang GT.
A aderência e estabilidade nas curvas do Mustang GTD vêm dos pneus dianteiros com 325mm de largura e traseiros com 345mm. Eles são montados em rodas de alumínio forjado de 20 polegadas, ou rodas de magnésio forjado opcionais, que oferecem a combinação ideal de peso e durabilidade com design semelhante ao do Mustang GT3.
Por trás dessas rodas estão os enormes freios Brembo de carbono-cerâmica, otimizados para dissipar o calor e garantir frenagens consistentes. O freio traseiro conta com dutos de resfriamento montados abaixo da suspensão.
Mustang GTD tem visual impecável
Por dentro, p Mustang GTD tem materiais de acabamento premium, incluindo camurça Miko combinada com couro e fibra de carbono e monitores digitais. Os bancos esportivos Recaro são complementados por paddle shifters, seletor de câmbio rotativo e placa de série feitos com titânio reaproveitado de peças de caças Lockheed Martin F-22. O banco traseiro foi removido para reduzir o peso e criar espaço de carga.
Raríssimo Mustang preparado pela McLaren vai a leilão
O Mustang GTD será oferecido com várias combinações de cores internas e vários pacotes externos opcionais. Ele poderá ser encomendado em qualquer cor, incluindo amostras fornecidas pelo cliente. Isso permitirá criar modelos exclusivos e dar ao carro uma presença marcante, o mais próximo possível de um Mustang GT3 de competição para as ruas. O bólido estará disponível no final de 2024, começo de 2025, com produção limitada e preço estimado a partir de US$ 300 mil.