Estudantes da Escola Municipal Casa da Providência, em Salvador, e do Educandário Mariza Pitanga, na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana, participarão de uma série de atividades promovida pelo Museu do Mar Aleixo Belov nos dias 18 e 20 deste mês. As ações acontecerão em parceria com os grupos Especial de Proteção Ambiental (Gepa) e Operacional de Cães (GOC), da Guarda Civil Municipal de Salvador, e do Salvamar.
A primeira atividade será nesta terça-feira (18) acontecerá na unidade de ensino municipal, que fica no bairro da Saúde. Por lá, os estudantes do 1º ao 5º ano, dos turnos matutino e vespertino, assistirão a uma apresentação com o esquadrão de cães, feita pelo GOC, e demonstração de animais taxidermizados e vivos do Gepa. O Salvamar, por sua vez, realizará uma oficina de prevenção a afogamento e primeiros socorros.
No dia 20, pela manhã, a ação ocorrerá no Educandário Mariza Pitanga, localizado na Fazenda Pitangueira, em Vilas do Atlântico (em Lauro). A unidade atende 40 crianças com deficiências intelectuais e surdas. “O Museu do Mar e seus parceiros irão proporcionar um momento diferenciado de aprendizagem e todos nós, da comunidade escolar (alunos, familiares e funcionários), estamos ansiosos por este momento de troca, que contará com intérprete de Libras para termos uma aula expositiva para atender nosso público e suas especificidades”, salienta a professora Flávia Silva Bomfim, do educandário.
Risa Barbosa, do educativo do Museu do Mar, destaca que, “a cada convite que recebemos de uma escola solicitando a ação do Museu Sem Fronteiras, sabemos que estamos levando conhecimento, experiência nova e, acima de tudo, uma vivência única para cada aluno. É uma ação ímpar para todos que participam deste dia na escola. Juntos, rompemos as fronteiras e contribuímos com a educação e a cultura”, afirma.
Museu do Mar Aleixo Belov
Localizado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov guarda relíquias adquiridas durante as cinco viagens que o velejador Aleixo Belov, fez ao redor do mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”. Essa embarcação é o pilar central do equipamento cultural. Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.