Seguiu para sanção do prefeito Bruno Reis o projeto de lei determinando a substituição do nome da avenida Adhemar de Barros por Milton Santos, geógrafo e intelectual renomado internacionalmente na condição de referência em dedicação ao conhecimento como forma de buscar meios de um convívio social com harmonia e justiça.
O PL 97/2021 foi aprovado em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Salvador, após longa tramitação para sugerir a mudança na importante via pública ligando a avenida Garibaldi à orla de Ondina, passando por um dos principais campi da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde Milton Santos lecionou.
Considerando a relevância de homenagear pessoas de reconhecidos serviços prestados à sociedade, especialmente na área de pesquisa, ensino e extensão, o vereador Augusto Vasconcelos, autor do PL, comemorou o novo nome da Avenida Milton Santos.
– O projeto agora segue para o prefeito e esperamos que ele sancione e atenda a solicitação da população, afirmou Augusto Vasconcelos.
Apesar de ser professor da Ufba e ter uma história de vida vinculada à defesa dos valores de cidadania e práticas virtuosas, Milton Santos jamais recebeu com devido reconhecimento o seu nome em logradouros públicos, servindo agora a avenida como instrumento didático para os soteropolitanos orgulharem-se de um de seus grandes mestres.
Baiano de Brotas de Macaúbas, Milton Santos teve uma vida dedicada à produção de conhecimento, como geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor, tendo falecido em São Paulo em 2001, deixando uma coletânea de trabalhos de excelência em diversas áreas da geografia, com destaque para o cuidado com os povos do chamado “Terceiro Mundo” e a globalização.