sexta-feira 19 de abril de 2024
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Home / ECONOMIA / FMI fecha escritório no Brasil após críticas de Paulo Guedes
quinta-feira 16 de dezembro de 2021 às 17:04h

FMI fecha escritório no Brasil após críticas de Paulo Guedes

ECONOMIA, NOTÍCIAS


Um dia depois de ser alvo de críticas do ministro da Economia, Paulo Guedes, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou nesta quinta-feira (16), que vai fechar seu escritório no Brasil em 30 de junho de 2022. A informação foi confirmada ao jornal Estado de São Paulo.

Na última quarta (15), em encontro com empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Guedes criticou as previsões de crescimento econômico feitas pelo FMI e declarou que estava “dispensando” o órgão. “Dissemos para eles fazerem previsão em outro lugar”, disse Guedes.

O órgão internacional, no entanto, indica que pretende manter uma boa relação com o governo brasileiro. “Esperamos que a alta qualidade do envolvimento do corpo técnico do Fundo com as autoridades brasileiras continue, à medida que trabalhamos de perto para apoiar o Brasil no fortalecimento de sua política econômica”, diz a nota do FMI.

Guedes criticou sobretudo a previsão de retração próxima a 10% do Produto Interno Brasileiro (PIB) brasileiro em 2020 – a queda foi de 3,9%.

O FMI foi criado em 1945, após a Segunda Guerra, e reúne 190 países membros. O escritório em Brasília foi aberto em 1999, quando o Brasil ainda recorria aos empréstimos do órgão para conseguir liquidez internacional. A dívida do FMI com o Brasil foi encerrada em 2005.

Veja também

ONU: retaliação de Israel não danificou instalações nucleares do Irã

Em uma publicação no X, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão de vigilância …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas