segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Trabalhadores morrem em obras da Prefeitura de Porto Seguro|| Foto Radar 64
Home / JUSTIÇA / MPT investiga responsabilidade sobre morte de operários em obra ao sul da Bahia
sexta-feira 8 de julho de 2022 às 12:31h

MPT investiga responsabilidade sobre morte de operários em obra ao sul da Bahia

JUSTIÇA, NOTÍCIAS, SUL DA BAHIA


O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou nesta sexta-feira (8) procedimento para investigar as responsabilidades trabalhistas sobre o acidente que causou a morte de dois operários no município de Porto Seguro, no extremo sul baiano.

O fato aconteceu na tarde desta última quinta (7) na localidade conhecida como Alto do Vilas, em Arraial d’Ajuda, distrito da cidade turística. Sandro da Cruz Regis e Lucival de Jesus da Conceição foram resgatados ainda com vida, no início da noite, por equipes do Corpo de Bombeiros, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

As vítimas fatais eram empregadas da empresa Ero Construções e Engenharia Ltda., contratada pela Prefeitura de Porto Seguro para a execução das obras de implantação do sistema de drenagem pluvial em Arraial d’Ajuda. Segundo apurações preliminares, os dois atuavam na escavação de uma vala e foram retirados pelos bombeiros a cerca de sete metros de profundidade.

Este é o segundo acidente fatal na Bahia somente esta semana. O primeiro caso ocorreu na tarde de segunda-feira (04), causando a morte de Gilvan da Silva de Jesus, de 24 anos, na zona rural de Barreiras. Ele teria caído de uma escada a seis metros de altura e falecido no local. O caso também está sendo apurado pelo MPT. Os dados preocupam o órgão, que contabilizou somente no ano passado 100 mortes em acidentes de trabalho na Bahia e 2.500 em todo o país.

“Os números são preocupantes, principalmente quando sabemos que ainda há uma grande subnotificação”, avalia o procurador do MPT Ilan Fonseca, que coordena as ações de promoção da saúde e da segurança no meio ambiente de trabalho do MPT na Bahia. “Em casos como este de Porto Seguro, a conduta do MPT é instaurar um inquérito civil em face da empresa que empregava esses trabalhadores e em face do município de Porto Seguro, que tem o dever de fiscalizar esses contratos de trabalho e verificar se essa empreiteira estava cumprindo todas as normas de saúde e segurança do trabalho”, explicou.

O procurador lembre que os acidentes de trabalho causam forte impacto orçamentários para o setor de previdência social do país, afetando toda a sociedade. Ele estima que de 2012 a 2021os gastos com afastamento previdenciários no Brasil chegaram a R$119 bilhões. “A cada 50 segundos alguém sofre acidente no país. A cada três horas e 50 minutos morre um trabalhador. Isso é ruim para o trabalhador, para a sociedade, mas também para a empresa. Para ter uma ideia nesses dez anos, foram 431 milhões de dias de trabalho perdidos por afastamentos”, enumerou.

Veja também

Governo da Bahia convoca mais 313 professores classificados em seleção pública

A Secretaria da Educação (SEC) publicou, neste último sábado (25), no Diário Oficial do Estado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!