O MPF acaba de enviar um documento à Polícia Federal em que pede para que a corporação inicie a proteção imediata do que sobrou do Museu Nacional.
“Em caráter urgente, a pronta atuação da Polícia Federal, no sentido de garantir a preservação do local e a integridade dos bens eventualmente resgatados, prevenindo o extravio do patrimônio federal”, diz trecho do documento, assinado pelo procurador Sérgio Suyama.
O órgão solicita ainda a abertura de inquérito para investigar as causas do incêndio, que destruiu o casarão histórico no Rio de Janeiro.
Suyama pede que a PF faça “perícia imediata no local, com objetivo de apurar a extensão exata do dano e as causas do incêndio.
Também quer que seja expedido ofício à Universidade Federal do Rio de Janeiro, requisitando informações atualizadas acerca do sistema de prevenção e combate a incêndios no Museu Nacional.
E, por fim, a oitiva de testemunhas no local, “notadamente servidores que tenham participado da operação de combate ao fogo e moradores das redondezas”.
Por Maurício Lima