O Ministério Público e a Universidade Federal da Bahia estão discutindo a possibilidade de firmar uma parceria que aproximem o meio acadêmico e o MP-BA, através da cooperação nos projetos do Comitê Interinstitucional em Segurança do Estado da Bahia (Cisp) e da Unidade de Monitoramento de Execução da Pena e Medidas de Segurança (Umep), ambos projetos desenvolvidos no âmbito do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública (Ceosp ).
Na reunião realizada na segunda-feira (10) no Ceosp, os professores da Ufba Ivone Ferreira Costa, Horácio Nélson Filho, Karine Freitas e Sílvio Araújo debateram detalhes da parceria com o coordenador do Ceosp, procurador de Justiça Geder Gomes, os promotores de Justiça Edmundo Reis e Rodrigo Cavalcanti, coordenadores, respectivamente da Umep e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligencia (CSI), além do diretor de Tecnologia da Informação, Yuri Araújo.
A parceria envolverá, segundo informações, a produção de ferramentas na área de Segurança Pública e Defesa Social. “Essa parceria amplia as relações entre o MP e o meio acadêmico, por meio de uma cooperação que, para além da área de Segurança Pública e Defesa Social, pode gerar repercussões em setores fundamentais como o de Direitos Humanos”, salientou Geder Gomes.
No encontro, o promotor de Justiça Edmundo Reis apresentou o projeto ‘Academia Vai ao Cárcere’, criado no âmbito da Umep com o objetivo de ir além das atribuições da execução penal, por meio de um trabalho que busca alcançar a política penitenciária como um todo, inserindo nela as questões atinentes ao detento.
O promotor, que listou entre os objetivos do programa a produção de conhecimento científico, por meio de artigos, monografias, pesquisas e outros projetos acadêmicos, anunciou que será montada na Umep uma biblioteca que disponibilizará a produção acadêmica da Unifacs, bem como trabalhos de mesmo teor já produzidos pela Ufba. Uma nova reunião ser´\a agendada para debater os detalhes referentes ao Cisp e deverá contar com a participação do gerente do projeto, promotor de Justiça Gilber Oliveira.