sexta-feira 3 de maio de 2024
Home / DESTAQUE / MP-BA marca início do plantão realizando visitas e inspeções a espaços públicos no interior
sexta-feira 21 de junho de 2019 às 11:47h

MP-BA marca início do plantão realizando visitas e inspeções a espaços públicos no interior

DESTAQUE, JUSTIÇA, SÃO JOÃO


Tradicional destino turístico nas festividades do São João na Bahia, o município de Cruz das Almas conta este ano com atuação intensificada do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O trabalho de fiscalização dos serviços públicos oferecidos aos moradores e visitantes da cidade durante os festejos juninos foi iniciado nesta última quinta-feira (20) e segue até a próxima segunda-feira (24). Desde o início da manhã de ontem, uma equipe formada por promotores de Justiça e servidores do MP-BA circulou pelos circuitos da festa distribuindo materiais educativos e realizou visitas e inspeções a unidades de saúde e de segurança pública.

A distribuição de panfletos, adesivos e cartilhas educativas começou pela tradicional Praça Senador Themistocles e pela rodoviária do município. O combate à “guerra de espadas”, que é tema da campanha ‘A vida vem antes da tradição’ lançada no início do mês pelo Ministério Público, foi destacada pelo turista Edson Andrade como um ponto positivo da atuação da instituição. “Esta campanha é importante, mas é preciso ampliá-la para ter como foco as escolas do município e as crianças e adolescentes, pois a cultura já está arraigada em quem já tem mais de 30 anos. É preciso trabalhar conscientizando os mais jovens”, sugeriu ele. Também foram realizadas visitas ao Centro Administrativo Municipal, localizado na Praça Sumaúma, onde fica um dos palcos da festa, e ao Complexo da Polícia Civil, que atende a 11 municípios da região.

Unidades de saúde

Os locais que realizam atendimentos às vítimas de queimaduras de “espadas de fogo” e outros fogos de artifício também foram visitados pelo Ministério Público. Os promotores de Justiça José Reis, Adriano Marques e Marco Aurélio Amado e uma equipe de servidores fiscalizaram a Santa Casa de Misericórdia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a base do Serviço de Móvel de Urgência (Samu).

Segundo os profissionais de saúde, as ocorrências de vítimas de queimaduras está muito baixa este ano. Apenas uma vítima de explosão no fabrico clandestino de “espadas” foi atendida pelo Samu. Segundo dados da UPA, no período de 1º a 20 de junho deste ano, apenas 5 pessoas vítimas de queimaduras provocadas pelas “espadas” chegaram à unidade, número 80,7% inferior ao mesmo período em 2018. A expectativa, de acordo com o promotor de Justiça José Reis, é que este número continue baixo, após o trabalho de conscientização popular que foi feito com a campanha institucional do MP.

Uma equipe do Ministério Público também visitou unidades de saúde e de segurança pública no município vizinho de Sapeaçu. A atuação do Ministério Público no São João acontece também no município de Senhor do Bonfim. Acesse www.mpba.mp.br/eventose confira mais informações sobre a atuação ‘MP no São João’.

Veja também

O que é a microexplosão atmosférica, fenômeno esperado no Sul do País?

Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar casos de microexplosão atmosférica nos próximos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas