O Ministério Público da Bahia, por meio da Comissão de Prevenção de Infecções no Ambiente de Trabalho, integrada por membros e servidores de diversos órgãos da instituição e com representantes da Associação de Membros do Ministério Público (Ampeb) e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público (Sindsemp), intensifica a elaboração de um plano para o retorno presencial e gradual das atividades do MP baiano, de forma segura.
A comissão prevê o retorno presencial em fases e atua em diversas frentes de trabalho, desde estudos referentes aos postos de trabalho para garantir a segurança sanitária dos integrantes da instituição no seu retorno a estabelecimento de procedimentos operacionais padrão (POPs) para os diversos setores da instituição. Por outro lado, equipamentos como dispensador de álcool com acionamento por pedal e medidores de temperatura estão sendo providenciados, de modo que o retorno se dê respeitando todos os parâmetros de segurança * e normas sanitárias *, conforme determinação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o retorno gradual. O MP reforça que, em regime de teletrabalho, todas as suas atividades essenciais estão mantidas, mesmo durante a pandemia.
O Ministério Público ressalta que não se antecipou à fixação de datas para retorno presencial, levando em conta a necessidade de que se verifiquem as alterações do cenário epidemiológico no Estado da Bahia, de modo a assegurar a proteção à saúde dos membros, servidores e população em geral que busca seus serviços.