Durante a decolagem no Aeroporto Internacional Sultan Hasanuddin, na Indonésia, um Boeing 747-400 da Terra Avia, da Moldávia, teve um de seus motores incendiado e precisou retornar à pista de pouso em emergência. Felizmente, ninguém a bordo ficou ferido.
O Jumbo transportava cerca de 450 muçulmanos que se dirigiam a Meca, a cidade sagrada do Islã, para uma peregrinação. O voo, operado pela companhia aérea Garuda Indonesia, partiu de Macáçar com destino a Medina, na Arábia Saudita. Durante a decolagem, o motor 4 (localizado externamente no lado direito) emitiu um forte estouro e chamas foram visíveis para os observadores.
Assista:
Imagens Impressionantes: motor de Boeing pega fogo durante decolagem e faz pouso de emergência pic.twitter.com/yXfbNWTVX5
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) May 16, 2024
O presidente da Garuda Indonésia, Irfan Setiaputra, explicou que o capitão percebeu o incêndio no motor e imediatamente decidiu que uma inspeção adicional era necessária para avaliar se havia algum defeito.
As chamas surgiram quando a aeronave já estava com a roda do trem de pouso dianteiro fora do solo, mas a decolagem prosseguiu. O motor foi desligado em seguida, e o avião retornou com segurança a Macáçar. A companhia aérea providenciou acomodação para os passageiros afetados e organizou voos alternativos para a Arábia Saudita ainda no mesmo dia.