sábado 4 de maio de 2024
Foto: Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / MME confirma novo recorde na produção de petróleo e gás natural em novembro
quinta-feira 28 de dezembro de 2023 às 18:26h

MME confirma novo recorde na produção de petróleo e gás natural em novembro

NOTÍCIAS


O Ministério de Minas e Energia (MME) publica nesta quinta-feira (28/12), o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural , de novembro de 2023, que registra um novo recorde na produção desses insumos. O boletim, elaborado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), vinculada ao MME, confirma que o volume produzido chegou a 4,698 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d), superando o recorde anterior, de 4,666 MMboe/d, alcançado no mês de setembro.

Segundo a ANP, foram extraídos 3,678 milhões de barris de petróleo/dia, registrando um aumento de 3,8% na comparação com o mês anterior. A produção de gás natural foi de 162,12 milhões de metros cúbicos/dia, 6,3% a maior que outubro de 2023.

Em novembro, o Campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás, registrando 887,16 mil bbl/d de petróleo e 43,87 milhões de m³/d de gás natural. A instalação com maior produção de petróleo e gás natural foi a FPSO Guanabara na jazida compartilhada de Mero, com 179,516 mil barris de petróleo e 11,63 milhões de m³/d de gás.

Ao trazer os dados consolidados da produção nacional, o boletim mostra que o volume extraído, tanto de petróleo quanto de gás natural, superou o recorde do mês de setembro. A produção total – petróleo mais gás natural – no pré-sal, em novembro, foi de 3,585 milhões de barris de óleo equivalente/dia e correspondeu a 76,3% da produção brasileira. Esse número representa um aumento de 4,2% em relação ao mês anterior.

Boletim interativo

Além da publicação tradicional em pdf, é possível consultar os dados do boletim de forma interativa utilizando a tecnologia de Business Intelligence (BI). A ferramenta permite que o usuário altere o mês de referência para o qual deseja a informação, além de diferentes seleções de períodos para consulta e filtros específicos para campos, estados e bacias.

Veja também

Resultados negativos mais espalhados entre atividades chama atenção em março, diz IBGE

As altas registradas na fabricação de produtos alimentícios (1,0%), produtos têxteis (4,5%), impressão e reprodução …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas