quinta-feira 30 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Missão leva gestores brasileiros para conhecerem iniciativas municipais portuguesas na área de turismo
sexta-feira 22 de março de 2024 às 14:27h

Missão leva gestores brasileiros para conhecerem iniciativas municipais portuguesas na área de turismo

MUNDO, NOTÍCIAS, TURISMO


Os Municípios participantes da 3ª Missão Internacional do Projeto InovaJuntos, executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, cumpriram, nesta quinta-feira, 21 de março, agenda voltada para a capacitação e o investimento de agentes turísticos. O grupo encerrará as atividades em Portugal nesta sexta-feira (22).

Em Algarve, o dia começou com visita à primeira Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo. Representantes educacionais dos cursos de graduação e mestrado apresentaram o processo de inclusão dos alunos no mercado de trabalho e a adaptação das grades curriculares de acordo com as necessidades do mercado.

Depois, o grupo seguiu para a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, onde foram recepcionados pela diretora Paula Vicente e conheceram as instalações em que ocorrem as aulas práticas. A escola funciona como um hotel, em que os alunos se dedicam a todos os serviços que são oferecidos em hotéis, com aulas teóricas e práticas. O diferencial da instituição de ensino é o público, que pode frequentá-la, com oferta de cursos para estudantes desde os 15 anos de idade.

Agendas paralelas

Pela tarde, os grupos se dividiram para acompanhar atividades paralelas de acordo com o interesse de seus representantes. Um dos destaques da programação foi um encontro com investidores. Na ocasião, os representantes municipais brasileiros e latino-americanos tiveram a oportunidade de apresentar seus territórios e dialogar sobre como atrair investidores e quais as tendências de mercado que estão em alta.

Já a segunda opção de agenda paralela se concentrou no UAlg TEC CAMPUS – Aceleradora de Empresas da Universidade do Algarve. O vice-reitor, João Miguel Fernandes Rodrigues, compartilhou o conceito do complexo tecnológico, sua história, indicadores e aplicabilidade. Além disso, conduziu todos os presentes para conhecer as instalações do campus.

Na terceira agenda paralela, os participantes do InovaJuntos integraram uma discussão, na sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal), sobre a gestão florestal para conhecer as práticas e as políticas florestais do Município de Monchique, que faz parte do Algarve. A última agenda paralela focou no compartilhamento de conhecimentos em gestão de compras públicas por parte da Amal, devido à especificidade de ser uma comunidade que agrega várias cidades, similar aos consórcios públicos no Brasil. Os participantes puderam entender a experiência e o funcionamento do processo das compras em grandes montantes.

A 3ª Missão Internacional do InovaJuntos promove o diálogo e a colaboração entre os participantes. Esta edição tem foco no turismo como alternativa de promoção de desenvolvimento dos territórios locais. Executado pela CNM e pelo CES, com o apoio financeiro da União Europeia (UE), o Projeto InovaJuntos promove a cooperação entre gestões municipais brasileiras, portuguesas e latinoamericanas para estabelecer espaços de inovação e desenvolver ações de sustentabilidade.

Veja também

Entenda como o número do seu CPF pode indicar onde você mora

O número de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um documento único de identificação para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas