terça-feira 17 de setembro de 2024
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira - Foto: Washington Costa/MF/Divulgação
Home / DESTAQUE / Ministro promete redução de 4% na conta de luz com medida provisória
terça-feira 2 de abril de 2024 às 16:42h

Ministro promete redução de 4% na conta de luz com medida provisória

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O governo prevê uma redução próxima a 4% nas contas de energia com a edição de uma medida provisória contendo uma série de ações para quitar empréstimos do setor elétrico que vêm onerando os consumidores, disse nesta terça-feira o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A medida provisória para o setor elétrico, que está sendo prometida desde o fim do ano passado e foi encaminhada nesta semana à Casa Civil, deve promover alívio de tarifas, principalmente por meio da utilização de recursos obtidos pelo governo na privatização da Eletrobras.

A principal ação prevista é a securitização de cerca de 26 bilhões de reais que seriam aportados pela Eletrobras no longo prazo na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para pagamento da Conta Covid e Conta Escassez Hídrica –dois empréstimos que foram tomados em momentos de estresse do setor elétrico e que estão pesando sobre a conta de luz.

“Essa conta agora é uma bomba de efeito retardado que estourou no colo do consumidor brasileiro, nós vamos pagar essas contas, permitindo uma redução em torno de 4% na conta de energia de todos os brasileiros e brasileiras”, afirmou o ministro em entrevista à CNN.

Ainda segundo Silveira, a MP vai “compatibilizar” os projetos de transmissão de energia leiloados pelo governo desde o ano passado com novos projetos de geração eólica e solar no Nordeste.

Esse ponto, no entanto, vai estender subsídios bilionários a projetos de energias renováveis que ainda não conseguiram sair do papel. Esses subsídios também são pagos pelos consumidores via conta de luz e são os que mais crescem, já estando entre os principais custeados pela CDE.

Veja também

Polícia Federal lista suspeitos de provocar incêndio no Parque Nacional

Segundo Elijonas Maia, do canal CNN Brasil, a Polícia Federal está listando suspeitos de terem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!