O ministro da Economia, Paulo Guedes, participará de uma audiência da comissão mista que analisa as medidas do governo durante a pandemia do novo coronavírus. A partir das 10h desta terça-feira (30), Guedes dará a senadores e deputados mais detalhes das últimas medidas governamentais para mitigar os efeitos das crises sanitária e econômica.
Será a segunda vez que Guedes falará aos parlamentares. Segundo o plano de trabalho do colegiado, o ministro deve comparecer a cada dois meses para prestar contas ao Congresso Nacional.
Na primeira participação, em 30 de abril, o ministro destacou as ações emergenciais do governo principalmente para evitar o desemprego em massa.
A comissão também já ouviu outros integrantes do primeiro escalão da área econômica do governo, como o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior; o presidente do BNDES, Gustavo Montezano; e o presidente do Banco do Brasil, Rubem de Freitas Novaes.
A Comissão Mista de Acompanhamento das Medidas Relacionadas ao Coronavírus é composta de seis senadores e seis deputados, com igual número de suplentes. Traduzir dados, números e informações técnicas para que a população possa conhecer o impacto da crise provocada pela pandemia na economia e na sociedade é também uma das tarefas da comissão.
O colegiado é presidido pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO) e tem como relator o deputado Francisco Júnior (PSD-GO). O grupo parlamentar funcionará até o fim da decretação do estado de calamidade pública decorrente do coronavírus, previsto para 31 de dezembro de 2020.